quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vida na Terra

A vida na Terra sofreu grandes alterações. Em alguns períodos registava-se um aumento de seres vivos enquanto que noutros se registavam extinções em massa.

Algumas causas para isto acontecer foram:

  • Causas geológicas (provocadas pela própria Terra)

1- As transgressões marinhas (avanço do mar em direcção ao continente) terão sido responsáveis pelo aparecimento de novas espécies, por outro lado, as regressões (recuos do mar em relação ao continente) foram responsáveis pela descida do nível médio da água do mar e pelo desaparecimento de muitas espécies.


2- A actividade vulcânica, muito intensa, que lançava para a atmosfera muitos gases e poeiras, desiquilibrando os ecossistemas, através da subida da temperatura e do consequente aumento do efeito de estufa. Entre esses gases encontrava-se o dióxido de enxofre, que causou chuvas ácidas, envenenando muitos organismos e provocando extinções.

3- A migração dos continentes; no início todos os continentes se encontravam unidos num único, chamado Pangeia. Mas, o aparecimento de glaciares e de desertos, a diminuição da área das plataformas continentais e o intenso vulcanismo de rifte causaram a fracturação da Pangeia, originando-se assim novos continentes e oceanos.

  • Causas cosmológicas (provocadas pelo espaço)

Nas causas cosmológicas contam-se a queda de cometas, o contactos com zonas poeirentas do espaço e a explosão de uma estrela ou de uma supernova.




A extinção dos dinossauros tem levantado várias dúvidas. Consideram-se algumas teorias:

  • Num pedaço de argila, foi encontrado um elevado teor de irídio, num grau superior ao existente na Terra. Pensaram então que talvez tivesse ocorrido a queda de um cometa. O impacto deste cometa, levantou muitas poeiras e gases, que se concentraram na atmosfera, impedindo a luz solar de penetrar. A temperatura da Terra diminuiu muito. Os seres vivos que utilizavam a fotossíntese para fabricar os seus alimentos terão sido os primeiros a desaparecer, desaparecendo assim muitas cadeias alimentares. Os dinossauros estão entre os seres vivos que desapareceram. Aqueles que tiveram mais facilidade em sobreviver foram os animais que se alimentava de carne em putrefacção (carne morta) e as plantas cujas raízes eram subterrâneas. Passados uns anos, a poeira começou a assentar sobre a Terra, originando a camada de argila. Mais tarde, dois paleontólogos descobriram que mais ou menos de 26 em 26 milhões de anos ocorriam extinções de seres vivos, talvez devido à queda de um cometa.
  • Outras teorias defendem que o Sol tem uma estrela companheira chamada Nemésis, cuja órbita se encontra muito distante do Sol e é muito pequena, por isso nunca foi vista. A sua órbita dura cerca de 26 milhões de anos e ao passar num aglomerado de cometas gelados, provocou grandes distúrbios. Os cometas saíam disparados em todas as direcções e provavelmente a Terra foi um desses destinos.
  • A actividade vulcânica também pode ser tida em conta, pois ao lançar gases e poeiras para a atmosfera, provoca o aumento do efeito de estufar, e o desaparecimento de muitas espécies.

Sem comentários: