quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Terra e os seus subsistemas

A Terra é um planeta muito activo, devido especialmente à energia solar e à sua energia interna.

Existem 3 tipos de sistemas, os isolados, em que não ocorre intercâmbio de energia e matéria através das suas fronteiras, os fechados, em que ocorre troca de energia, mas não ocorre troca de matéria e os abertos, em que ocorre troca de matéria e energia.


A Terra recebe luz solar e reenvia energia térmica. Em questão de matéria, recebe e lança alguns gases e poeiras, mas é em quantidades tão pequenas que não afectam a massa terrestre e por isso são desprezíveis. Por isto, a Terra é considerada um sistema quase fechado.


A Terra é constituída por enormes reservatórios de matéria e energia, que se encontram em equilíbrio e dependem uns dos outros, os seus subsistemas.


Subsistemas terrestres



Hidrosfera

É constituída pela parte líquida da Terra. A sua maior parte encontra-se nos oceanos, indo o resto para os glaciares e calotes de gelo, rios, lagos e águas subterrâneas.
Ao conjunto de glaciares com calotes de gelo e outras superfícies geladas chama-se criosfera.
A água que o ser humano consome (água doce), encontra-se na maior parte gelada (74%), ficando disponível uma fracção muito pequena de toda a hidrosfera.
O ciclo hidrológico é o movimento da água de um reservatório para o outro. Este ciclo é possível devido à energia solar e à força gravítica.
Atmosfera
É a camada gasosa que envolve todos os outros subsistemas, podendo penetrar neles. É constituída por várias camadas, cada uma com as suas próprias características, como a temperatura, a pressão e a composição.
A troposfera vai desde a superfície até aos 18km. Contém 80% da massa da atmosfera incluindo vapor de água e nuvens. Nela ocorrem os fenómenos relacionados com o efeito de estufa e o clima.
A estratosfera vai desde os 18 até aos 50km. Entre os 25 e os 30km a camada de ozono atinge maior concentração.
A mesosfera vai desde os 50 até aos 80km.
A termosfera encontra-se a partir dos 80km.
A atmosfera é constituída na maior parte por azoto, seguida de oxigénio e árgon. Os restantes constituintes são vapor de água, dióxido de carbono, entre outros.
Geosfera
A geosfera é constituída pela parte sólida do planeta, O núcleo externo, mesmo encontrando-se no estado líquido, faz parte da geosfera.
A litosfera é a zona mais externa da geosfera, constituída pela crosta e pela parte superior do manto.
Também as rochas e o solo pertencem à geosfera.
Biosfera
Inclui o conjunto de seres vivos que povoam a Terra, integrados no respectivo meio abiótico. Nem todos se encontram à superfície, uns estão debaixo da terra, outros na atmosfera...
Por exemplo, na água, a maior parte da vida existe em zonas onde chega a luz solar. No entanto, algumas espécies tem características que lhes permitem viver em sítios escuros, com elevadas pressões e temperaturas.
Os subsistemas encontram-se todos interligados.
Se ocorrer uma actividade vulcânica muito intensa, liberta gases e poeiras que vão para a atmosfera, provocando chuvas ácidas, que são responsáveis pela morte de muitos seres vivos.
Como as trocas de matéria na Terra são poucas ou nenhumas, os recursos dela são finitos, o que nos leva a ter que impedir a sua escassez.

Sem comentários: