quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ficha de consolidação de conhecimentos nº.1

1.

1.1. Dois dados que justificam a designação de planetas telúricos são o raio do equador e o número de satélites, e dois dados que justificam a designação de planetas gasosos são a densidade e a atmosfera.

1.1.1. Os planetas telúricos possuem semelhanças com a Terra. Em relação ao raio do equador, podemos observar que tanto em Mercúrio como em Vénus e Marte ou é inferior ao da Terra ou então está muito próximo. Estes quatro planetas possuem poucos ou nenhuns satélites.
Os planetas gasosos possuem uma densidade menor do que os telúricos, e são chamados gasosos, porque são constituídos por gases, especialmente o hidrogénio e o hélio.

1.2. Tanto os planetas telúricos como os planetas gasosos se encontram no grupo dos planetas clássicos. Para um planeta ser considerado constituinte desse grupo precisa de orbitar em torno do Sol, possuir uma massa suficiente para que a gravidade lhe dê uma forma esférica e atrair para a sua superfície todos os corpos celestes que se encontram na vizinhança da sua órbita. Plutão tem as duas primeiras características, mas não a terceira. Ainda se encontram alguns objectos celestes próximos da sua órbita.

1.3.

1.3.1. Nos planetas telúricos (excepto em Marte), as temperaturas são todas positivas. Nos planetas gasosos e em Marte as temperaturas são todas negativas.

1.3.2. O movimento de translação dos planetas gasosos é mais lento do que o dos planetas telúricos.

1.3.3. Mercúrio não tem atmosfera, os outros telúricos têm, os elementos predominantes são o oxigénio, azoto e dióxido de carbono e os gasosos são todos constituídos por hidrogénio e hélio.

1.3.4. Mercúrio e Vénus não possuem satélites, a Terra possui um único, a Lua, Marte possui 2 e todos os planetas gasosos possuem vários, entre 2 e 30.

Sem comentários: