segunda-feira, 8 de junho de 2009

Integração neuro-hormonal

A coordenação nervosa e hormonal é realizada através de um processo estruturado e ordenado que envolve, como já vimos, os estímulos, os receptores, os centros de coordenação, os efectores e as respostas. Apesar de partilharem o processo geral, verificam-se, no entanto, algumas diferenças entre os dois sistemas e, portanto, entre as duas formas de coordenação.

Hipotálamo- Órgão nervoso e endócrino que se liga por um pedúnculo ao lobo posterior da hipófise. É responsável pela produção de hormonas que estimulam a hipófise. Pelo facto de o hipotálamo e a hipófise se encontrarem intimamente relacionados, formam um complexo designado complexo hipotálamo-hipófise.



Hipófise- É uma glândula endócrina situada na base do encéfalo, na sela turca. É constituída por dois lobos: - o lobo anterior, de natureza glandular, responsável pela segregação de hormonas; - o lobo posterior, de natureza nervosa, responsável pela produção e recepção de estímulos nervosos.

Apesar destas diferenças, é comum a integração dos processos de coordenação nervosa e hormonal no controlo de muitos mecanismos homeostáticos, como, por exemplo, a regulação da temperatura e da pressão osmótica nos animais. Esta integração do sistema nervoso e endócrino é possível através do complexo hipotálamo-hipófise. Assim, quando o hipotálamo recebe um impulso nervoso, pode produzir hormonas específicas que actuam na hipófise, a qual, por sua vez, produz outras hormonas que vão actuar em várias células-alvo específicas, desencadeando respostas específicas para o estímulo recebido.

Sem comentários: