Tropismo
O termo tropismos refere-se às respostas específicas dadas pelas plantas a variações ou estímulos que se produzem por algum factor ambiental. Os tropismos são, na generalidade, respostas das plantas, que consistem em movimentos durante o crescimento de algumas partes, como as raízes, o caule e as folhas. De uma forma geral, caracterizam-se por um aumento da massa da planta, o que faz com que estas respostas sejam irreversíveis e lentas.
Os estímulos que provocam os tropismos podem ser de origem química, física ou contacto.
Fototropismo
Quando o crescimento do vegetal ocorre em direcção à luz, ou fugindo dela.
Trigmotropismo
É a tendência das plantas trepadeiras e das gavinhas, quando se encostam num objecto sólido, em crescerem na sua direcção. Faz com que uma trepadeira tenda a crescer encostada a um muro, ou que as gavinhas tendam a enrolar-se ao redor de um suporte.
Processo de floração
A floração está relacionada com a duração relativa do dia natural e da noite, denominando-se fotoperíodo o número de horas de iluminação diária. Dada a diversidade de resposta das plantas em relação ao fotoperíodo, as plantas foram classificadas em diversos grupos: plantas de dia longo, plantas de dia curto e plantas indiferentes.
Estudos experimentais desenvolvidos na década de 40 do século XX, levaram a concluir que é a duração do período de obscuridade e não a duração do período de luz que normalmente controla a floração. Em consequência, as designações atribuídas às plantas em função do fotoperíodo devem ser: plantas de noite curta e plantas de noite longa.
Pode então dizer-se que nas plantas de noite corta a floração ocorre quando a duração da noite é igual ou maior que o período crítico de obscuridade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário