segunda-feira, 8 de junho de 2009

Hormonas vegetais

A morte e o crescimento das plantas acontecem, sobretudo, como resposta ao ambiente envolvente. Ao contrário dos animais, as plantas:

* não se movem do lugar, embora tenham células que se podem mover e sementes que podem ser facilmente transportadas para outros lugares distantes;

* podem crescer durantes períodos consideravelmente longos.

Durante o desenvolvimento de uma planta, a diferenciação dos vários tecidos que constituem os seus órgãos é controlada por hormonas vegetais. A acção destas hormonas e dos factores ambientais, como, por exemplo, a luz, a temperatura e a humidade, é determinante no crescimento das plantas.

Acção hormonal nas plantas

As hormonas vegetais ou fito-hormonas apresentam duas diferenças fundamentais relativamente às hormonas animais:

* As hormonas animais são produzidas em glândulas, enquanto que, nas plantas, as hormonas são produzidas por células não especializadas, que se encontram dispersas.

* As hormonas animais exercem uma acção específica, enquanto que a acção das hormonas vegetais é menos específica, devido às interacções hormonais, ou seja, a acção de uma hormona vegetal, quando isolada, é uma, no entanto, quando na presença de outras hormonas vegetais, a acção é outra, podendo mesmo ser contrária à anterior.

Atendendo à acção que produzem, existem cinco grupos de hormonas vegetais, das quais vamos considerar os seguintes tipos:

Auxinas
Função: Crescimento do caule e das raízes, promoção dos processos de divisão celular, inibição da queda de folhas e de frutos.
Local de produção: botões terminais do caule

Citocininas
Função: Promoção dos processos de divisão celular, promoção do desenvolvimento dos cloroplastos, prolongamento da vida das folhas, das flores e dos frutos.
Local de produção: Zona apical da raiz e frutos imaturos.

Giberelinas
Função: Promoção do alongamento do caule e germinação de sementes.
Local de produção: Zonas apicais da raiz e do caule, folhas jovens e sementes.

Etileno
Função: Controla a queda das folhas, dos frutos e das flores; estimula o amadurecimento dos frutos.
Local de produção: Zonas apicais da raiz e do caule, zonas de inserção das folhas nos caules, frutos.

Ácido abcísico
Função: Controla o fecho dos estomas, inibe a germinação das sementes, estimula a formação de raízes.
Local de produção: Folhas, frutos e sementes.

Sem comentários: