A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos; o mais baixo nível de organização biológica onde se manifestam todas as propriedades da vida.
Seres vivos unicelulares são constituídos por uma única célula, a qual corresponde ao organismo.
Seres vivos pluricelulares são constituídos por vários tipos especializados de células, verificando-se a divisão de trabalho entre elas.
Distinguem-se dois tipos de células no que respeita à sua organização estrutural: células eucarióticas e células procarióticas.
Célula eucariótica animal
Célula eucariótica vegetal
Célula procariótica
A membrana celular constitui o limite externo da célula e regula a passagem de materiais entre a célula e o seu meio.
O núcleo, individualizado por um invólucro nuclear, é a região na qual se encontra o DNA e que regula toda a actividade celular.
O citoplasma é a região localizada entre o núcleo e a membrana celular. Possui uma variedade de organelos delimitados por membranas.
As células procarióticas não possuem invólucro nuclear, pelo que não têm verdadeiro núcleo. A designação citoplasma também é utilizada para referir o seu interior. Estruturalmente muito mais simples que as células eucarióticas, não possuem organelos citoplasmáticos delimitados por membranas.
A unidade da vida revela-se ao nível da célula, mas também a nível molecular. Os principais elementos que constituem os seres vivos são: Carbono (C), Oxigénio (O), Hidrogénio (H) e Azoto (N); existem ainda outros elementos presentes em menor quantidade como Fósforo (P), Enxofre (S) e Cálcio (Ca).
Os constituintes inorgânicos dos seres vivos são a água e os sais minerais.
A água é o constituinte fundamental dos seres vivos. A polaridade das suas moléculas confere-lhes propriedades de grande importância biológica.
As quatro classes principais de moléculas orgânicas que constituem os seres vivos são as proteínas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas. As proteínas, hidratos de carbono e ácidos nucleicos são polímeros formados a partir da ligação em cadeia de moléculas mais simples, mais simples, os monómeros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário